AUTORA dos CURSOS MAPA da ALMA e FORMADORA PRINCIPAL

Constança Bettencourt, Psicóloga da vertente Psicodinâmica-Clínica (FPUL), Psicoterapeuta Corporal (T.T.P.C.®) e Junguiana. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Deu aulas no Curso de Introdução à Psicologia de C.G. Jung, entre a ED IV e a sua última ED IX (2009-2015). Co-Fundadora do Núcleo Português de Estudos Junguianos - NPEJ (2011-2015) e autora dos Cursos Breves Online e Presencial “MAPA da ALMA” criados em 2016 e já com 3 edições realizadas. Colabora no festival Waking Life (2019/2020) e é professora convidada no Curso de formação de Psicoterapeutas em Teorias e Técnicas das Psicoterapias Corporais  (T.T.P.C.®) do Centro Português de Estudos Reichianos e no Curso de Saúde Integral da Mulher do Instituto Macrobiótico.

consteacher.jpg

PROFESSORES CONVIDADOS do CICLO AVANÇADO do MAPA da ALMA III
2021-2022 ONLINE

(existem módulos independentes de 2 aulas
passíveis de inscrição a alunos externos ao curso)

MÓDULO: A CONTRIBUIÇÃO DA MITOLOGIA AMERÍNDIA PARA A COMPREENSÃO DA PSIQUE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 
OUT 2021

-ináciocunha.jpg

EXCLUSIVO alunos que fizeram qualquer edição do curso e que já conhecem os conceitos junguianos

Inácio Cunha, PhD, é um Analista Junguiano brasileiro que  iniciou seus estudos em Psicologia Analítica nos Estados Unidos. Graduou-se como Analista Junguiano pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Profunda de Acordo com C.G. Jung e Marie-Louise von Franz, em Zurique, Suíça. Actualmente reside em Belo Horizonte, MG, Brasil, onde tem sua prática clínica e oferece cursos sobre Psicologia Analítica, além de organizar encontros e seminários com temas afins. É autor dos livros "O Feminino Aprisionado nas Frutas" e "Os Custos da Consciência" e "The Lower Limbs in Jungian Psychology: The Girl with Her Big Toe in Her Mouth" (editora Routledge). Traduziu para o português os seguintes livros de Marie-Louise von Franz: Paixão de Perpétua, O Asno de Ouro e A Busca pelo Sentido. 

geraldinecorreia2.jpg

MÓDULO: A medicina indígena num encontro com
o olhar junguiano  
dez 2021

Géraldine Correia, Escritora, Jornalista (UNL, Insead, Berkeley). Co-fundadora da Onanya Joni (2008). Iniciou uma aprendizagem chamânica na vertente de plantas psicotrópicas do Alto Amazonas em 2006. Trabalha com Ayahuasca, Tabaco e outras plantas maestras em processos terapêuticos de desenvolvimento pessoal num formato de retiro mais curto (3 dias) e mais longo (10 dias), desde 2008. É autora de 3 livros sobre Ayahuasca, O Caminho da Alma (2008), Aprendizes de Xamã (2012), e Xamã (2016), os dois primeiros publicados em França e Portugal e o último em França. Colabora com o centro Takiwasi, centro especializado no tratamento da toxico-dependência em Tarapoto, Perú, com auxílio da medicina tradicional indígena. Fez o curso breve "O Mapa da Alma" ED I 2016-2017 e desde a ED II que é professora convidada.

puniinew.jpg

Rita Catania Marrone licenciou-se em Filosofia e fez o Mestrado em Ciências Filosóficas, na Università degli Studi de Milão. A sua trajetória académica seguiu um caminho pouco “ortodoxo”: mais interessada na história das ideias do que na historiografia filosófica, explorou diferentes áreas de estudo – da magia do Renascimento até ao pensamento da crise do século XX, passando pela história das religiões. Mas foi o encontro com a obra de Fernando Pessoa que marcou os seus interesses académicos e a levou para o caminho dos Estudos Portugueses. Atualmente é doutoranda do programa de doutoramento em Materialidades da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com um projeto sobre a biblioteca esotérica de Fernando Pessoa.

MÓDULO:  IMAGINAÇÃO ACTIVA de JUNG no LIVRO VERMELHO e a REALIDADE da FANTASIA   JAN 2022

Punita Miranda é Psicoterapeuta Integrativa formada em Psicologia Clínica no Brasil. Concluiu o mestrado em pesquisa no Centro para a História da Filosofia Hermética na Universidade de Amsterdão, onde estudou História da Alquimia, Experiência Religiosa e Estados Alterados da Consciência e escreveu sua tese sobre a interface da psiquiatria no século XIX, dos fenómenos ocultos e o Livro Vermelho de Jung. Concluiu o Programa de Treinamento de Liderança com a analista junguiana Marion Woodman e é candidata ao diploma junguiano pelo Instituto GAP de Londres. Professora convidada do Curso "O Mapa da Alma" desde a primeira edição.

-ritacatania.jpg

MÓDULO:  Uma COSMOVISÃO MÁGICA, CIENTÍFICA e POÉTICA
de GIORDANO BRUNO a FERNANDO PESSOA 
FEV 2022