top of page
Sphere on Spiral Stairs

PROFESSORAS CONVIDADAS no MAPA da ALMA ED VI - módulos abertos a alunos externos ao curso

MÓDULO:
NOVAS COSMOVISÕES dos PSICADÉLICOS em SAÚDE MENTAL 

- Os Junguianos e os Psicadélicos: uma r/evolução na História da Psicologia do Inconsciente

- Terapia Assistida por Ketamina para Transtornos como a Depressão Resistente e a PTSD. Revisão, Evidência e a Experiência Clínica com a Psiquiatra Inês Carmo Figueiredo

 

OUT 2025

Inês Carmo Figueiredo

Co-fundadora da SPACE

Contacto: inesccfigueiredo@gmail.com

 

Médica especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Terapeuta de Integração Psicadélica, certificada pela MIND Foundation for European Science. Formação Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental de 3ª Geração (mindfulness, terapia de aceitação e compromisso focada na compaixão) pelo Instituto CRIAP, e Terapia Somática para o Trauma pelo Embody Lab. Coordenadora do livro “Psicadélicos em Saúde Mental”, publicado em 2023 pela Lidel.

 

Foi durante a minha especialização, no decurso de um estágio em Psiquiatria Cultural na Universidade McGill, que me confrontei, pela primeira vez, com uma visão não sectária que mudou de forma determinante o meu posicionamento face às questões da Psiquiatria e, naturalmente, o meu rumo clínico. Desde então, tenho abraçado uma prática integrativa, mediante o estudo cuidadoso e a consequente aplicação de intervenções terapêuticas ecléticas, na qual a terapia psicadélica veio a ocupar um lugar de destaque.

 

Em 2021, mudei-me para Berlim, tendo iniciado o meu percurso, quer ao nível teórico, quer prático, com a terapia assistida por psicadélicos. Durante três meses tive a oportunidade de realizar um estágio na OVID Praxis, clínica de terapia assistida por ketamina, e, durante esse período, iniciei uma formação anual em terapia assistida por psicadélicos. Foi-me, igualmente, possível experienciar e aprender sobre métodos com o breathwork, e desenvolver um interesse específico pelas intervenções somáticas.

 

No mesmo ano, co-fundei juntamente com o Pedro Mota, o Pedro Sousa Martins, a Catarina Cunha, a Joana Miranda e a Mafalda Corvacho a SPACE, um projecto que vem de um desejo de promover o debate a literacia sobre o potencial clínico da terapia psicadélica.

 

Desde o início de 2022, que integro a equipa da Liminal Minds, a primeira clínica em Portugal de Terapia Assistida por Psicadélicos, tendo experiência na preparação, acompanhamento e integração de experiências psicadélicas, tendo, à data, acompanhado mais de 200 experiências psicadélicas com a ketamina.

 

Mantenho a prática médica privada de consultas de psiquiatria, sendo que, no âmbito destas, procuro avaliar a pessoa como um todo e estabelecer um plano terapêutico individualizado e holístico, mediante a utilização de uma abordagem sensível ao trauma, e a conjugação, consciente e atenta, dos saberes de várias práticas. ​​​​​​​​​​​

MÓDULO:
HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA e ARTE TERAPIA 
 

- Mandalas: A Representação Gráfica do Self e a Auto-Regulação Arquetípica

- A Arte e o papel da Criatividade na Saúde Mental e na História da Psiquiatria com Psicadélicos com a Psiquiatra Catarina Cunha

 

NOV 2025

CATARINA CUNHA foto site.jpg

Catarina Cunha

Co-fundadora da SPACE

Contacto: catarinacunha10@gmail.com

Catarina Cunha é Médica interna de Psiquiatria no Porto. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental, com foco na Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Focada na Compaixão e Mindfulness. Formação em Terapia Assistida por Ketamina pela Polaris Insight Center. Especialização Avançada em Psicologia Analítica pela Academia Internacional de Psicologia Analítica. É co-fundadora da SPACE (Sociedade Portuguesa de Aplicação Clínica de Substâncias Psicadélicas).

Ao longo da minha jornada como profissional de saúde mental, compreendi a importância de integrar diferentes modelos teóricos e conhecimentos para obter uma melhor compreensão sobre a saúde e o sofrimento humano, reconhecendo a complexidade única de cada pessoa, a ligação entre o corpo e a mente, e a interação dos fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais para o adoecer. 


A minha prática clínica encontra-se alinhada com os princípios da Psiquiatria Integrativa, uma abordagem que combina a psiquiatria convencional com intervenções complementares que auxiliem na compreensão da pessoa para além dos seus sintomas e numa recuperação sustentada ao longo do tempo.

 

Embora valorize os benefícios das intervenções farmacológicas quando necessárias, a minha abordagem foca-se também na construção de um plano de recuperação colaborativo e individualizado para cada pessoa, que pode incluir modificações do estilo de vida, nutrição, técnicas de mindfulness, exploração de valores, movimento, entre outros.

 

A minha prática pretende criar uma relação terapêutica segura, sensível ao trauma psicológico, colaborativa e de confiança, rumo ao crescimento, aceitação e motivação para a mudança​.

bottom of page