PALESTRA ABERTA
O Livro Vermelho de C.G.Jung e a Técnica de Imaginação Activa 
com Punita Miranda

C. G. Jung, O Livro Vermelho (2009), p. 55

 20 Jul. 20:30-22:30 - 5ª Feira 
UNIVERSIDADE LUSÓFONA

Do Experimento ao Método:
Imaginação Activa de Jung no contexto do seu Livro Vermelho
    
 

O Livro Vermelho é o trabalho mais influente na história da psiquiatria. É o documento literário da trajectória interna do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). A ‘viagem ao inconsciente’ de Jung tornou-se a mola mestra a partir da qual seu sistema psicológico originou. Com sua linguagem poética e pinturas, o Livro Vermelho representa a tentativa mais pessoal de Jung para reunir expressões verbais e não-verbais do que ele chamou de ‘imaginação activa’ - um tipo de discurso dramatizado, onde ele se tornou o sujeito e o objecto de suas experiências. Ao tornar-se o protagonista activo de um drama interno, Jung tentou por um lado liberar a pressão do material inconsciente numa dimensão visionária; mas por outro, também estava a descobrir como pioneiro, o que viria a tornar-se uma das mais importantes ferramentas empíricas da psicologia para a investigação de processos psíquicos inconscientes.
 
Nesta apresentação, Punita Miranda propõe-se a explorar como a técnica de Jung para induzir fantasias espontâneas, usando exemplos de seu Livro Vermelho, pode ser usada hoje como uma ferramenta de crescimento pessoal em terapia.

Um exemplar do Livro Vermelho será apresentado em exibição.

Depois desta palestra segue-se uma aula teórico-prática em Carcavelos inserida no curso "O Nascimento da Nova Psicologia através de C.G. Jung - O Mapa da Alma" a 21 de Julho, passível de ser frequentada por alunos externos ao curso.

Aula Teórico-Prática a 21 Julho 6ª Feira - CARCAVELOS Espaço Self
Inserida no Curso de Psicologia Junguiana ED I

A técnica de Jung para induzir fantasias espontâneas pode ser desenvolvida com a prática; é um treino que consiste em exercícios sistemáticos destinados a produzir um vazio na consciência. Nesta aula faremos exercícios para estimular a observação visual do fluxo imaginativo dos ‘pensamentos em imagens’ e dar forma à imagem mental percebida internamente, registando-a por escrito ou pintando-a.

 

Imagens revelam simbolicamente não apenas a nossa visão momentânea do mundo e de nós mesmos, mas também contém um germe do futuro, sugerindo os caminhos que podemos tomar, aquilo em que nos poderemos tornar. Os benefícios de se trabalhar com uma imagem mental trazem uma aceleração no processo de amadurecimento, o desenvolvimento da personalidade e um alargamento da consciência, dado que os conteúdos inconscientes tendem a complementar ou corrigir atitudes unilaterais. E o resultado desse processo é a possível colaboração entre o mundo interior de imagens e o mundo externo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DATA da PALESTRA ABERTA: 20 Julho - 5ª Feira
HORA: 20:30 às 22:30
LOCAL: Universidade Lusófona
RESERVA de LUGAR OBRIGATÓRIA: Lotação limitada, por favor faça a sua inscrição no formulário abaixo

------

DATA da AULA TEÓRICO-PRÁTICA inserida no curso: 21 Julho - 6ª Feira
HORA: 20:30 às 22:30
LOCAL: Carcavelos Espaço Self Praça do Junqueiro nº 3 loja B 2775-597 
CUSTO: 30€ (alunos externos) ou 25€ (antigos alunos NPEJ)  

INSCRIÇÕES POR E-MAIL: estudosemjung@gmail.com 

Será entregue MATERIAL de APOIO

Punita Miranda, é psicoterapeuta integrativa formada em Psicologia Clínica no Brasil. Completou três anos de formação junguiana no Instituto GAP de Londres e concluiu o Programa de Treinamento de Liderança com a analista junguiana Marion Woodman. É candidata ao diploma de RMA (mestrado em pesquisa) no Centro para a História da Filosofia Hermética na Universidade de Amsterdão, onde fez cursos sobre História da Alquimia, Experiência Religiosa e Estados Alterados da Consciência. É professora convidada da primeira edição do Curso  "O Nascimento da Nova Psicologia através de C.G. Jung - O Mapa da Alma" a decorrer em Carcavelos.

PALESTRA ABERTA

 20 Jul. 20:30-22:30

5ª FEIRA 

com

 

Punita Miranda

 


QUINTA-FEIRA, 20 DE JULHO
 

INSCRIÇÕES NA PALESTRA ABERTA A DECORRER

 

LUGARES LIMITADOS

INSCRIÇÕES NA PALESTRA ABERTA A DECORRER

QUINTA-FEIRA, 20 DE JULHO

 

AUDITÓRIO COM LUGARES LIMITADOS

CICLO de PALESTRAS ABERTAS
em ESTUDOS JUNGUIANOS 2017

uma iniciativa dos Estudos Junguianos PT acolhida pela Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental