Raízes e Perspectivas

Os ESTUDOS JUNGUIANOS – Formação Introdutória e Avançada propõem-se a acompanhar a linha de estudo e pesquisa da actual “Jung scholarship” que contempla C.G. Jung como um dos fundadores da Psicologia Profunda do Inconsciente.
 

Em conjunto com vários professores (portugueses e estrangeiros), este projecto pretende contribuir para um entendimento da ética, teorias, conceitos e métodos da “Psicologia Junguiana”, partindo da mensagem original de Jung e da sua visão científica, rumo a um ensino onde a síntese de ideias possa inspirar os horizontes de quem quer explorar este campo.
 

Estes estudos debruçam-se sobre conceitos basilares para compreensão das estruturas e processos transpessoais da psique e contemplam as ramificações decorrentes do modelo de Jung, pelas abordagens das várias escolas de Psicologia Analítica que existem (Clássica, Desenvolvimentista e Arquetípica). Seguimos a evolução Estudos Junguianos Internacionais (em contextos Clínicos e Académicos), e fomentamos a pesquisa noutros campos de interesse complementar, de forma a compreender estas aplicações em várias áreas de saber humano.

 

A Obra de Jung, indissociada da sua biografia, surge num contexto cultural específico e assume-se como o expoente máximo do Sec. XX de uma psicologia do simbólico com cunho holístico. A realidade do mito e as suas preocupações com religião, filosofias orientais e espiritualidade, bem como o seu olhar reabilitador em áreas do “conhecimento rejeitado do Ocidente” (e.g. Gnosticismo, Hermetismo e Alquimia), foram colocados ao serviço de uma Psicologia Complexa, assente num estudo exaustivo e sistemático de inúmeras fontes, a favor de uma abordagem mais profunda da experiência do homem moderno em busca da alma e da personalidade genuína.

Constança Bettencourt

Alguma História Junguiana em Portugal... 

fOTO-REPORTAGEM DO CONGRESSO
Link #1
Link #2

Link #3

A necessidade de existir uma continuidade de um trabalho aprofundado neste âmbito, foi demarcada pela primeiras aulas universitárias em Estudos Junguianos com o Núcleo Português de Estudos Junguianos (NPEJ) no final de 2015, na Linha de Investigação em Gnose E Esoterismo Ocidental - ÁREA da CIÊNCIA das RELIGIÕES da UNIV. LUSÓFONA, seguido da realização do primeiro SIMPÓSIO TEMÁTICO 
JUNGUIANO em Portugal
* onde se reuniram investigadores do Canadá, Holanda e Portugal.

* Que decorreu no 1º Congresso Internacional Lusófono sobre Esoterismo Ocidental da Univ. Lusófona 7-10 Mai. 2016

Cursos Presencial e Online O MAPA DA ALMA

Os Estudos Junguianos dão mote quinzenalmente à ED II  2019/2020 dos Cursos Breves PRESENCIAL e ONLINE : "O MAPA DA ALMA - Da Memória ao Sonho e à Reflexão na Psicologia de C.G. JUNG"

 

Os cursos, iniciados em 2016 foram desenvolvidos por Constança Bettencourt, Psicóloga Clínica e Membro co-fundador do Núcleo Português de Estudos Junguianos, reunindo um leque de professores portugueses e estrangeiros convidados.

Fotografias dos Professores no MAPA da ALMA ED I 2016/2017

O MAPA DA ALMA: 

O Nascimento da Nova Psicologia através de C.G. JUNG - ED I