PALESTRA ABERTA de
ENTRADA GRATUITA LOTADA
Imagem: Atalanta Fugiens (1618) de Michael Maier - Figura Alquímica 2, colorida por Eve Harms
Para a Psicologia Junguiana, na origem do Inconsciente Pessoal estaria um Inconsciente Colectivo transversal a todos os reinos da natureza, mostrando que o nosso corpo não é a única testemunha de uma larga história evolutiva, mas surpreendentemente a psique também o é.
A saúde do ser humano é indissociável de uma noção, também ela psicológica da terra, enquadrada nas diversas narrativas sagradas e ancestrais do planeta. Esquecemo-nos deste holismo que fazia parte das cosmovisões indígenas, do paganismo da natureza, da velha China taoísta do Iching, e do antigo lavrador dos campos...
Na visão da alma existe um legado colectivo fabuloso, impessoal mas fértil, intemporal mas sempre presente, povoado de arquétipos e instintos que faz parte da estrutura da personalidade em ligação com o mundo natural. Sabemos escuta-lo? O modelo terapêutico Junguiano tenta estimular a escuta da mente arcaica, personificada por C.G. Jung como um "homem de dois milhões de anos" que vive em cada um de nós.
Esse Self, com a sua sabedoria imensa, fala-nos da vida emocional através dos contos, mitos, visões e sonhos e convida-nos a fazer esse ritual de passagem à vida interior, numa travessia necessária ao ventre da matéria, dentro dos mistérios do nosso próprio corpo.
CURSO BREVE MAPA DA ALMA ONLINE ED IV
a decorrer!!
Constança Bettencourt
Psicóloga de Orientação Clínica e Psicoterapeuta Junguiana
Portugal - Costa de Cascais, Outubro Anno 2022