AUTORA dos CURSOS MAPA da ALMA e FORMADORA PRINCIPAL

Constança Bettencourt, Psicóloga da vertente Psicodinâmica-Clínica (FPUL), Psicoterapeuta Corporal (T.T.P.C.®) e Junguiana. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Deu aulas no Curso de Introdução à Psicologia de C.G. Jung, entre a ED IV e a sua última ED IX (2009-2015). Co-Fundadora do Núcleo Português de Estudos Junguianos - NPEJ (2011-2015) e autora dos Cursos Breves Online e Presencial “MAPA da ALMA” criados em 2016 e já com 2 edições realizadas. Colabora no festival Waking Life com a temática dos sonhos (2019/2020) e é professora convidada no Curso de formação de Psicoterapeutas em Teorias e Técnicas das Psicoterapias Corporais  (T.T.P.C.®) do Centro Português de Estudos Reichianos e no Curso de Saúde Integral da Mulher do Instituto Macrobiótico.

COLABORAÇÕES COM PROFESSORES CONVIDADOS e INVESTIGADORES desde 2015 em iniciativas várias

Pedro Mendes, Psicólogo. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e da Federação Suíça de Psicologia (FSP). 
MA em Estudos Junguianos e Pós-Junguianos (Universidade de Essex, 2011). É um dos co-fundadores do Núcleo Português de Estudos Junguianos (2011) onde colaborou enquanto formador. Reside na Suíça desde 2014 e desde 2016 esta em formação como Analista e Psicoterapeuta Junguiano no C. G. Jung Institut, Zürich. Tem processo de formação em Sandplay desde 2019. Trabalha actualmente como psicoterapeuta, atendendo maioritariamente adultos. 

Alexandra Fidyk, PhD, é Professora Associada no Department of Secondary Education, University of Alberta, Canada. O seu trabalho é profundamente influenciado pela psicologia pós-Junguiana, pensamento Budista, hermenêutica, inquirição poética, teologia do processo e educação. É editora colaboradora no International Journal of Jungian Studies e foi presidente da Jungian Society for Scholarly Studies. É Psicoterapeuta Junguiana Certificada e foi colaboradora do Núcleo Português de Estudos Junguianos.

Teresa Sousa Fernandes, Ph.D. (Brandeis University, USA, 1981) é Professora Associada (Aposentada) no I.S.C.T.E. – I.U.L. onde desenvolveu a sua actividade de investigação e docência na área da Sociologia (teorias sociológicas, epistemologia, história das ideias). Em paralelo, interessou-se pela obra de C.G. Jung. Foi membro colaborador do Núcleo Português de Estudos Junguianos.

Nádia Maria Weber Santos, Médica Psiquiatra, Psicoterapeuta Junguiana no Brasil há 32 anos e Historiadora.  É Mestre e Doutora em História pela UFRGS e Pós–doutora pela Université Laval (Quebec/ Canadá). Bolsista de produtividade do CNPq e Membro pesquisadora do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, sendo curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento, nesta instituição. Professora visitante do PPG Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG (Goiânia). Pesquisadora associada ao EFISAL da EHESS (École des Hautes Études em Sciences Sociales) de Paris. É sócia fundadora do Paracelso – Núcleo de pesquisa em Psicologia Analítica e Arte, em Porto Alegre (RS, Brasil). Autora dos livros: Histórias de vidas ausentes - A tênue fronteira entre a saúde e a doença mental (editora UPF, 2005; 2ª edição em 2013 pelas Edições Verona, e-book); Narrativas da loucura e Histórias de Sensibilidades (editora UFRGS, 2008). Pesquisa nas áreas de História Cultural, História das Sensibilidades, História da saúde e das doenças, História da Psiquiatria, Performances Culturais e sobre a relação História, Literatura, Artes e Loucura.

Punita Miranda é Psicoterapeuta Integrativa formada em Psicologia Clínica no Brasil. Concluiu o mestrado em pesquisa no Centro para a História da Filosofia Hermética na Universidade de Amsterdão, onde estudou História da Alquimia, Experiência Religiosa e Estados Alterados da Consciência e escreveu sua tese sobre a interface da psiquiatria no século XIX, dos fenómenos ocultos e o Livro Vermelho de Jung. Concluiu o Programa de Treinamento de Liderança com a analista junguiana Marion Woodman e é candidata ao diploma junguiano pelo Instituto GAP de Londres. Colaboradora do Curso "O Mapa da Alma" desde a primeira edição.

Géraldine Correia, Escritora, Jornalista (UNL, Insead, Berkeley). Co-fundadora da Onanya Joni (2008). Iniciou uma aprendizagem chamânica na vertente de plantas psicotrópicas do Alto Amazonas em 2006. Trabalha com Ayahuasca, Tabaco e outras plantas maestras em processos terapêuticos de desenvolvimento pessoal num formato de retiro mais curto (3 dias) e mais longo (10 dias), desde 2008. É autora de 3 livros sobre Ayahuasca, O Caminho da Alma (2008), Aprendizes de Xamã (2012), e Xamã (2016), os dois primeiros publicados em França e Portugal e o último em França. Colabora com o centro Takiwasi, centro especializado no tratamento da toxico-dependência em Tarapoto, Perú, com auxílio da medicina tradicional indígena. Fez o curso breve "O Mapa da Alma" ED I 2016-2017.

Maria do Carmo Cordeiro Cruz, Psicóloga Clínica (ISPA), Psicoterapeuta  (SPPB),
e Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos. Curso de Formação em Playtherapy (ISPA)
e Certificate in Integrative Sandplay Studies pela Association of Integrative Sandplay Studies (AIST), Londres. Tem utilizado o método terapêutico da Caixa de Areia - Sandplay - ao longo da sua prática clínica,
que exerce desde 1990, com crianças, adolescentes e adultos, e dedica-se à divulgação da mesma quer através da redacção de artigos científicos quer através da sua apresentação a alunos e profissionais de psicologia.

Inácio Cunha, PhD, é um Analista Junguiano brasileiro que  iniciou seus estudos em Psicologia Analítica nos Estados Unidos. Graduou-se como Analista Junguiano pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Profunda de Acordo com C.G. Jung e Marie-Louise von Franz, em Zurique, Suíça. Actualmente reside em Belo Horizonte, MG, Brasil, onde tem sua prática clínica e oferece cursos sobre Psicologia Analítica, além de organizar encontros e seminários com temas afins. É autor dos livros "O Feminino Aprisionado nas Frutas" e "Os Custos da Consciência". Seu próximo livro "The Lower Limbs in Jungian Psychology: The Girl with Her Big Toe in Her Mouth" será lançado em Março 2019, pela editora Routledge. Traduziu para o português os seguintes livros de Marie-Louise von Franz: Paixão de Perpétua, O Asno de Ouro e A Busca pelo Sentido. 

Rita Catania Marrone licenciou-se em Filosofia e fez o Mestrado em Ciências Filosóficas, na Università degli Studi de Milão. A sua trajetória académica seguiu um caminho pouco “ortodoxo”: mais interessada na história das ideias do que na historiografia filosófica, explorou diferentes áreas de estudo – da magia do Renascimento até ao pensamento da crise do século XX, passando pela história das religiões. Mas foi o encontro com a obra de Fernando Pessoa que marcou os seus interesses académicos e a levou para o caminho dos Estudos Portugueses. Atualmente é doutoranda do programa de doutoramento em Materialidades da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com um projeto sobre a biblioteca esotérica de Fernando Pessoa.